4

Utilizando o Mindset para planejar suas estratégias digitais

Muitas pessoas que trabalham com internet possuem dificuldades na hora de se colocar “na pele” do seu consumidor ou prospect digital. Isso é normal já que em nossas cabeças possuímos diversos conceitos preestabelecidos que nos influenciam nessas horas. Nosso subconsciente teima em influenciar em nossos brainstormings ou testes de usabilidade, já que todas as nossas ações são influenciadas pela nossa bagagem cultural.

Porém, este momento em que saímos da nossa realidade e “vestimos” uma diferente “persona” são essenciais para detectar oportunidades, brechas e até falhas em nossas campanhas e planejamentos digitais. Justamente por isso que vou apresentar um conceito interessante para facilitar neste processo: O mindset.

O mindset é um grupo de conceitos ou uma predisposição mental que determina a ação de uma pessoa em determinadas situações. Por exemplo, uma pessoa vai a uma reunião de trabalho. Na hora da reunião ela descobre que seu prospect é um grande amigo de infância e todo seu discurso vai por água abaixo. O seu mindset eram negócios, mas um imprevisto o fez perder a produtividade na hora da reunião.

Aplicando para a nossa realidade: Uma pessoa entra em um site de busca a procura de um novo celular. Digita “iphone 4”. Hipoteticamente encontra 3 resultados. 1 – Plano TIM Familia. Faça o plano anual e ganhe um iphone 4 de graça. 2 – Iphone Solution. Assistência técnica e acessórios para iphone 4. 3 – Livraria Saraiva. Compre seu iphone 4 em 10 vezes. Como seu mindset era o de compra, o resultado que teria mais probabilidade de clique seria o 3º.


Como identificar o mindset?

O primeiro passo é pensar em algumas “personas”. São perfis imaginários pertencentes ao target de sua campanha, por exemplo: Um publicitário de 27 anos que trabalha em uma agência de internet. Ou uma dona de casa de 56 anos, com dois filhos já adultos que acabaram de sair de casa.

O segundo passo é determinar qual é o cenário para cada “persona”. O publicitário pode estar insatisfeito com seu celular que não acessa a web via wifi e não tem bons jogos para momentos de espera. A dona de casa está passando por crise no casamento após seus filhos saírem de casa.

O terceiro e último passo é identificar a situação em que o target estará quando for impactado pela campanha. O publicitário está navegando na exame info online lendo reviews dos últimos smartphones. A dona de casa está pesquisando no google sobre problemas no casamento.

Pronto. Sem tanto esforço você chegou ao mindset do seu target. O mindset do publicitário é dar um jeito em seu celular, e o da dona de casa é tentar salvar seu casamento. Qualquer impacto que eles sofrerem com uma abordagem relacionada será imediatamente respondido com uma ação (seja um clique, um cadastro ou uma venda).

Podemos fazer este exercício algumas vezes enquanto planejamos ações digitais. E isso pode ser feito no planejamento de websites, sistemas de informação, campanhas de display media, campanhas de google adwords, e-mail marketing, etc.

Agora é mãos à obra!

 

Este post foi escrito por Gustavo Paiva. Sócio-diretor da 4now, Gustavo é publicitário formado em comunicação social pela ESPM, tem passagens pela área de marketing de empresas do ramo de eletroeletrônicos, fidelização de clientes e grandes agências de propaganda online e offline. Ele já escreveu 51 artigos no blog.

 

  1. Marcel says:

    Bem legal, bem didático…

  2. Joceli da Silva says:

    Ola Amigo…Estou tentando fazer um mini site para vender coisas mas tudo e tao dificil…
    Preciso de muita informacao sobre Mindset (tudo que tiver sobre)…Te encontrei nas buscadores e vou ficar leitor contumaz… Se permitir que eu tambem publique os seus artigos mande-me email autorizando… Quero estudar este assunto com carinho pois eu ja sabia disso mas ainda nao tinha uma definicao…Tendo tambem, mais artigos de marketing e ecomerce, manda ai… Vou ler todos teus artigos…
    Obrigado por escrever isto… e Feliz ano no pra tu e familia…

    • Gustavo Paiva says:

      Olá Joceli. Obrigado pelas palavras. Adotar o Mindset para o desenho de uma interface, seja ela um sistema, site ou e-commerce com certeza trará bons frutos e seus clientes agradecerão no futuro. Salvamos seu contato e, se tivermos mais informações sobre isso enviaremos para você. Grande abraço e um bom ano novo para você também.

  3. Gustavo says:

    Gustavo, parabéns pela explicação.
    É a primeira vez que ouvi algo sobre o termo e ficou muito claro.
    abraços