1

Facebook permite marcar páginas em fotos

O título do post pode parecer confuso, mas a idéia é bem simples. Todos nós já marcamos amigos ou fomos marcados em fotos de amigos no facebook. A funcionalidade, lançada pela equipe de Zuckerberg em 2010, já é conhecida e disseminada por todos os usuários da maior rede social do mundo. A grande novidade dessa semana é o lançamento de uma nova possibilidade: marcar páginas em suas fotos (brand tagging). Isso significa que você poderá marcar nas suas fotos qualquer marca que possua uma página no facebook.

Por exemplo. A foto abaixo estava publicada em meu perfil. É uma xícara de café espresso e foi capturada aqui na 4now:

Adicionei a tag “illy”, pois é a marca do café que estava tomando:

A minha foto ficou marcada com a tag e foi publicada no album da página da marca:

Interessante, não? Isso pode mudar o jogo para as marcas que estão utilizando o facebook como ferramenta de marketing. E até para as que ainda não haviam tido a coragem de entrar nas redes sociais.

Já imaginou os milhões que são gastos em product placement nas mídias de massa? E como isso pode ser convertido em milhões de inserções autênticas de marca em albuns de pessoas anônimas? O “merchandising editorial” existe até hoje pois, apesar de “forçar a barra” no quesito autenticidade, é desempenhado por atores com grande influência na população. Porém, as pessoas “normais” apesar de serem anônimas para a massa, podem ter um bom grau de influência em seu círculo social.

Ok, a teoria está bonita. A ferramenta parece um sonho para os profissionais de marketing. Mas quem realmente vai querer adicionar uma marca em uma foto pessoal? É só acessarmos a página da coca-cola que veremos que as pessoas já fazem isso. Em sua maioria são aqueles “defensores” de marca, pessoas que levantam a bandeira de suas marcas preferidas e acabam cumprindo o papel de influenciadores. Vejo aqui inclusive um modelo de publicidade nascendo, onde pessoas seriam remuneradas por adicionar marcas em suas fotos.

Por outro lado a nova funcionalidade pode se tornar um risco para as empresas. As fotos marcadas são exibidas diretamente e sem moderação na página da marca, o que facilita ataques de consumidores insatisfeitos e até a prática de spam. Por isso que o facebook permite que as empresas habilitem ou não essa funcionalidade nas suas páginas.

Resta aos profissionais de marketing e suas agências de web decidirem se vão arriscar ou não. Afinal, esse é o grande barato da web 2.0: a democratização da palavra e a comunicação de duas vias.

 

Este post foi escrito por Gustavo Paiva. Sócio-diretor da 4now, Gustavo é publicitário formado em comunicação social pela ESPM, tem passagens pela área de marketing de empresas do ramo de eletroeletrônicos, fidelização de clientes e grandes agências de propaganda online e offline. Ele já escreveu 51 artigos no blog.

 

  1. [...] Leia mais: Facebook permite marcar páginas e marcas em fotos do seu álbum … [...]